Pages

Concerto permanente/definitivo Acer 6920g (placa mãe e capacitores)

Bem pessoal, eu não manjo quase nada de eletrônica, mas depois de algumas pesquisas estou postando o resultado detalhado para quem quizer arrumar ou quizer mandar arrumar (a maioria dos tecnicos iriam passar dias procurando o defeito na placa e é bem capaz de encontrar um defeito que não existe) então se você como eu não manja de eletrônica, apenas leve num tecnico e peça para substituir o nec/tokin por 2 tantalo de 220uf e 2x de 330uf .


Basta substituir o NEC/TOKIN OE907 (um capacitor grande, apenas um), por esses tantalo 220 e 330uf 10vdc 

ATENÇÃO: Algumas pessoas dizem que substituindo por 4 de 330uf não da certo, mas a maioria (dos que nao obtiveram exito) usaram 2 de 330uf, e 2 de 220uf!!!

Curta explicação:
Na realidade estes capacitores estão ligados na linha VCORE, ou seja influenciam diretamente na aliementação do processador, pela lógica tensão e corrente são inversamente propocionais ou seja quando o processador stressa aumenta a corrente, a tendência e dimininuir a tensão ( para isto existe os pwms) para evitar esta queda através da compensação através de controle de pulsos, porém os capacitores estão ligados na saída da carga para mantér estavél está tensão independente da corrente, se estiverem danificados não estabilizam a tensão travando o processamento, quanto a valor lembro sempre que deve ter uma capacitancia proxima ao valor de projeto, caso este valor seja alterado " muito" o capacitor poderá demorar para caregar ou até mesmo não fazer sua carga completa, influenciamento diretamente no seu funcionamento. 

Resumo: tem que dar no total 1100uf.

Pelo que pesquisei na internet, todos notebooks que usam esse maldito nec/tokin dão o mesmo problema, seguem imagens de outras placas que foram substituidos este pequeno vacilão:


22 Comentantes:

  1. Álvaro Faria02/01/2013 20:02

    Vi nas especificações do "pequeno vacilão" NEC/TOKIN OE907, que ele opera com 2,5V. A troca certa é mesmo pelos de tantalo de 10V? Muito obrigado! Álvaro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, umas 4 pessoas ja fizeram a troca com sucesso, o importante é que o valor final de 1100uf

      Excluir
    2. Álvaro Faria03/01/2013 18:41

      Valeu! Vou comprar os danados!

      Excluir
  2. na foto q vc colocou tem 4 de 330? ou essa foto nao é sua? caso vc tenha colocado 2x220 e 2x330 qual a posição correta? (os 2 de 220 todos do lado direito? ou isso nao importa?) desculpa a pergunta mais sou leigo nisso rs

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não tirei foto do meu porque minha camera digital não ta ligando, mas capacitor não tem polaridade, nem posição, você só tem que colocar os contatos deles em cima das trilhas, em qualquer ordem. São 2x 220uf, e 2x 330uf. Tome cuidado para não confundir e soldar um diodo no lugar dos capacitores rs (eu quase fiz isso)

    Eu tb não manjo de eletronica, levei na loja de um amigo meu que trabalha com informatica a muitos anos, e o amigo dele, que é dono do salão é formado em faculdade de eletronica, se você achar muito dificil dessoldar pode levar la (vai precisar de um sopro do capeta pra dessolda-lo, ele não vai sair com ferro de solda!

    ResponderExcluir
  4. Obs: Outra coisa interessante, alguem me perguntou aqui no blog porque o notebook rouba carga da bateria mesmo estando desligado... Minha bateria esta mais viciada que morador da cracolandia, deve durar 1 min ou menos, antes, era só puxar o cabo da fonte, com o note desligado, que o note xupava ela todinha em questão de minutos, depois que fiz a troca dos capacitores ele parou de roubar corrente....

    ResponderExcluir
  5. Oi tube eu estou com muito problema meu acer 6920 esta reiniciando so eu nao sei o que e tamben ele esta deligando so ,vcs poden me ajuda com urgencia obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, amigo. E se substituir o NEC/TOKIN OE907 por outro NEC/TOKIN OE907? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria o mesmo que você substituir o motor do marea por outro motor de marea. Se ele saiu com problema de projeto de fabrica, você vai trocar nada mais nada menos por outra bomba relógio que vai dar problema outra vez no futuro

      Excluir
  7. Onde comprou os tantalos de 220e330? Tem algum para vender? Valeu.

    ResponderExcluir
  8. Valeu Rikintosh, estou agora testando o notebook, já está ligado a mais de 5 horas e não desligou mais...Deus te ilumine. Essa dica funciona measmo.

    ResponderExcluir
  9. Já formatei já tentei reiniciar a bios (não deu certo, pois fica acusando que o arquivo é para 64 bits, mas o meu note é de 32 bits.
    Alguém poderia indicar algum técnico de São Paulo (Capital, Grande SP ou Baixada Santista) que poderia trocar os capacitores? Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Meu Acer 6920G estava com os mesmos sintomas, efetuei os procedimentos junto ao meu cunhado (técnico em eletrônica) para troca do capacitor defeituoso por 4x de 330 deu trabalho por não ter as ferramentas certas (ferro de solda precisa), mas deu certo estou usando o note já a uns 3 meses e até agora não reiniciou, segue as imagens da troca para quem quiser dar uma olhada:

    http://imageshack.com/a/img839/1307/d2lv.jpg
    http://imageshack.com/a/img21/7177/wn8s.jpg
    http://imageshack.com/a/img5/9168/jd2f.jpg
    (Como podem ver nas fotos existe sim a posição certa de se colocar os capacitores)

    Fico grato pelas dicas achei que tinha perdido esse note mas graças a este blog e meu cunhado pude recupera-lo.
    Realmente encontrar técnicos corajosos e que tenham conhecimento para fazer essa troca é difícil no meu caso tive sorte que meu cunhado e eu somos formado na mesmo curso (Ciência da Computação) e ele já tinha uma bagagem boa de eletrônica.

    Se tiverem alguma duvida entre em contato: renamath@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Rikintosh! Valeu pelo site. Meu nome é Nilton. Tenho um 6920g e como ele estava com o mesmo problema, tentei achar uma solução. Antes de conhecer seu blog, fui tentar atualizar a bios, cliquei "fn" com "Esc" e ai, cara, ele agora fica com a tela escura e nada aparece. Ele liga, lê o CD para iniciar (tinha antes colocado a opção CD primeiro no setup), mas nada acontece depois. Tem alguma dica ai? Meu e-mail é niltomc@gmail.com. Valeu pela atenção.

    ResponderExcluir
  12. è isso mesmo cara! Aqui na assistencia faço isso (mais bonito, claro). Podem fazer que resolve!

    ResponderExcluir
  13. quais os principais defeitos q causa o capacitor nec?

    ResponderExcluir
  14. Bom Dia,

    estou com um problema em um not TOSHIBA SATELITE L735-103, que presumo possa ter a ver com o problema de capacitores na placa mãe, uma vez que desliga em qualquer sistema operativo, já se fez tudo o quanto haveria a fazer, desde troca de sistema de refrigeração, cooler e dissipador, memórias, disco, e nada, continua a desligar.
    será que se consegue algum contacto para trocar informação a respeito, e ou uma possível reparação?
    Fico agradecido!

    Abs,

    ResponderExcluir
  15. Tenho esse mesmo problema no meu acer 6920 e consegui uma soluçao temporária no windos 7, desativando um dos núcleos do processador no gerenciamento de dispositivos no modo de segurança.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Mas o que acontecia com o notebook? o meu note fica desligando e o técnico disse que é a tal de BGA, ressolda.
    Essa sua solução resolve o que mesmo???

    ResponderExcluir
  17. Olá! Mas o que acontecia com o notebook? o meu note fica desligando e o técnico disse que é a tal de BGA, ressolda.
    Essa sua solução resolve o que mesmo???

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Rikintosh!Parabéns pelo blog e as soluções.Essa substituição pelos capacitores também serve no modelo 8930g? Obrigado

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Rikintosh!Parabéns pelo blog e as soluções.Essa substituição pelos capacitores também serve no modelo 8930g? Obrigado

    ResponderExcluir

Antes de falar merda, lembre-se que sou o fodão por aqui, se falar merda aqui destruo seu pc, e mato todo mundo da sua familia (ou não).

Os mais vistos