Pages

Acer 3100/5100 não reconhece o HD



Bem, vou começar uma jornada aqui novamente com esses 3100/5100, são modelos da acer que tem historico de problemas, tentei mexer neles a uns 4 anos, mas eles me venceram (continuaram com problema), peguei um 5100 de 17", e um 3100 de 15 a mto tempo atras.



Pois bem, hj estou eu aqui denovo, desta vez com um 5100 de 15" comum, com ATI 1100, e esta com os defeitos rotineiros desta linha (usb nao funciona, trava do nada, as vezes trava no boot, sem modem, chiados nos falantes), porem aproveitei para me aprofundar nessa placa mãe, acabei descobrindo outras merdas nela...

O problema de não reconhecer o HD:

  

Solda fria.

Nesta foto da para ver bem, esses 2 chipzinhos marcados com uma seta vermelha. Ligue o notebook fazendo uma leve pressão sobre eles, se o hd inicializar, faça um reflowzinho em cima deles (até um bom secador de cabelos resolve)



Vou aqui continuar com minha pesquisa, em breve posto mais detalhes... 



6 Comentantes:

  1. kkk muito boa amigo estou com um note sony vaio pcg7113p ele liga mais nao da video as veses não liga esta com alguns componentes com uma coisa esbranquiçada tentei um reflow para quebrar um galho mais nada sou novo com notebooks e gostaria de saber como fazer uma linha de testes para tentar indentificar o problema obrigada ja sou um grande fan seu vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa coisa branca geralmente deve-se a algum liquido que caiu na placa mãe, pode ser agua, suco, ou a bateria que vazou... De toda maneira, você precisa lava-la com alcool isopropilico e uma escovinha de dentes, depois deixa-la de 24 a 48h sob uma lampada incandecente de preferencia em estufa (um micro-ondas velho e uma lampada amarela de 60w ja dá)

      Excluir
  2. vou tentar isso depois posto gostaria de uma ajuda com um acer aspire 5538g ele liga mais nao da sinal de vida tentei dar um refdlow mais de nada adiantou vc ja pegou um desses ele tem 3 chips o bga o chip sul e acho que o de controle vc pode me passar uma linha que eu possa seguir para achar o defeito des de ja agradeço sua iniciativa show de bola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes o reflow não resolve, especialmente se o chip entrou em curto (solda deslocada, uma solda derrete e encosta na outra) se isso aconteceu (bem provavel) só um retrabalho mesmo... Não faça muitos reflows, se em 2 tentativas não deu, só o reballing mesmo...

      É claro, que antes de um reflow, você deve ter checado corrente da fonte externa, memorias, processador, video externo, etc...

      Excluir
  3. Obrigado mesmo, nem da para acreditar que esta dica funciona... agradeço de mais.

    Janderson

    ResponderExcluir
  4. Tenho aspire 5100. Aconteceu tudo, nao reconheceu hd,leitor, teclado,usb, mouse.
    baixei um monte de drivers fui testando agora estar funcionando normalmente.

    ResponderExcluir

Antes de falar merda, lembre-se que sou o fodão por aqui, se falar merda aqui destruo seu pc, e mato todo mundo da sua familia (ou não).

Os mais vistos